Uma breve descrição do que irá encontrar ao clicar na box.
Vejo os principais aprendizados que você irá adquirir.
•Reconhecer por meio dos contos as características e tendências do comportamento da criança;
•Aprender a linguagem simbólica dos contos de fadas;
•Conhecer a estrutura central de todas as histórias;
•Adequar as histórias para cada faixa etária;
•Aprender a avaliar as diferentes versões dos contos;
•Saber dosar os componentes da história na prática educacional;
•Entender a importância e significado dos personagens.
Programa do curso: A Pedagogia Florença de 3 a 6 anos
Contexto geral da educação infantil
Como vemos a educação a partir dos 3 anos?
Em função dessa visão, como temos atuado?
O que temos colhido dessa forma de agir?
Fases
Estágio do personalismo o grande processo a grande dificuldade
Sintomatologia do nascimento do eu
Comportamentos e atitudes da criança
Os 4 anos: individualização (eu) x socialização (outros)
Origem dos comportamentos turbulentos
Formas de aprender
Imaginação e nascimento do eu
Imaginação, criatividade e identidade
Imaginação, linguagem e criatividade
Imaginação x pensamento
De 0 a 3 anos (estágio sensório-motor-emocional)
De 3 a 6 anos (estágio do personalismo)
A maiêutica pedagógica
Papel do educador no aprendizado do pensar
Os 5 princípios da Pedagogia Florença para 3 a 6 anos
Os 5 princípios como sistema
Os eixos de atividades:
Contos,
Música,
Atividades Manuais,
Movimento.
Contato